Equipamento

A Falcoaria desenvolveu ao longo dos séculos uma grande variedade de equipamento muito específico, com o objetivo de proporcionar mais conforto e segurança ao falcoeiro, mas também às próprias aves.

* Alcândora - vara onde se mantêm poisadas as aves, por baixo da qual deve haver uma tira de lona, pano, ou coiro .

* Aljaveira - pequena bolsa de coiro, de pendurar no cinto, para transporte do alimento para as aves, e também de alguns utensílios.

* Almeris - peça em pele ensebada que abraça o tarso das aves (tipo pulseira) e é presa por uma ilhós, onde se colocam os piós.

* Apito - para chamar a ave de longe e sempre com o mesmo sinal.


* Avessada - correia com cerca de metro e meio a dois metros de comprimento, de coiro curtido para, em ligação com os piós por meio do tornel, segurar as aves às alcandoras e aos bancos.

* Banco - tronco em forma de cone invertido, geralmente de madeira, com haste inferior do ferro, que se crava no solo relvado de um jardim, para repouso das aves ao ar livre.

* Banho - recipiente com água fresca e límpida, que deve estar à disposição das aves, para beberem e se banharem.

 

Instalações

As aves de rapina devem manter-se em mudas ou no jardim, e não em gaiolas ou jaulas, para evitar partir as penas ou ferir as ceras dos bicos.

* Mudas - casas ou locais de dimensões consideráveis onde as aves permanecem durante toda a época da muda das penas; fora dessa época, as aves devem ser colocadas no jardim durante o dia, e recolhidas às mudas para pernoitar.


* Jardim - terreno relvado onde durante o dia as aves permanecem, repousam e tomam banho.

* Bornal - bolsa de coiro, de pendurar a tiracolo, mais vasta que a aljaveira, mas também para transportar utensílios e alimentação para a ave.

* Balança - indispensável para o registo diário do peso da ave. Com ela aferimos da condição corporal da ave e da quantidade e qualidade de alimento a administrar.

* Caparão - capuz de coiro para cobrir a cabeça das aves, tapando-lhes a visibilidade, a fim de se manterem tranquilas; é usado principalmente para os Falcões. Ajusta-se e alarga-se - ou fecha-se e abre-se na altura do pescoço, na parte da nuca, por meio de correias denominadas "serradoiros".

* Cascavéis - guizos típicos de bom som que, presos aos tarsos das aves, permitem mais facilmente localizá-las entre arvoredo, matos, ervas altas.

* Fiador - cordel longo, com 15 a 20 metros, de boa consistência para evitar a fuga de uma ave, nos primeiros voos à luva.

* Luva - de forma tradicional, com borla de coiro no ângulo inferior do canhão, é um dos acessórios mais emblemáticos em falcoaria; tem a função de proteger o falcoeiro mas também de proporcionar conforto à ave, uma vez que facilita o seu equilibrio durante o manuseamento.  É normalmente usada na mão esquerda, uma vez que a mão direita é necessária para outras atividades durante o manuseamento.

* Piós - correias com cerca de 20 cm de comprimento, colocadas nos ilhós dos almeris, para as segurar à luva ou, em ligação com o tornel e a avessada, às alcandoras e aos bancos.
 

* Rol - peça de couro em forma de ferradura (com um par de asas na face exterior e um atacador ao meio para prender um pedaço de carne) para chamar os Falcões em voo. Preso por uma correia o rol é lançado (ou rolado) no ar, enquanto se vai chamando o Falcão que deverá fazer-se a ele, consentindo-se-lhe, por prémio, que saboreie a carne ali atada.

* Telemetria - conjunto constituído por emissor e receptor sendo o primeiro de construção ligeira que permite ser transportado pela ave. O emissor emite um sinal que é captado pelo receptor dando ao falcoeiro a direcção onde a ave se encontra.

* Tornel - pequeno duplo-anel metálico com eixo, para ligar as piós à avessada, facilitando o destorcer.

É extremamente importante, para garantir a segurança das aves e evitar dissabores, perceber e identificar os equipamentos seguros e de qualidade, no que diz respeito à sua confeção e aos materiais utilizados.

ultima atualização:   27 ABRIL 2017

© 2012 Todos os direitos reservados  Ambifalco® | Espalhar Vontades Lda.                

  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Blogger Social Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now